A palavra negócio tem várias significações. Vou tratar da mais simples, mais direta, que é alguém comprar ou vender algo para outrem. O que envolve? Uma porção de coisas, mas o que primeiro chama a atenção do comprador e do vendedor é o outro, ou seja: quem é o outro? Posso confiar nele? É um sentimento que emerge inconscientemente. Não pensamos, não fazemos a pergunta para nós mesmos. É assim que acontece. Apenas sentimos. Sentimos e reagimos. A reação também é inconsciente. E na maioria das vezes é imediata. Este sentimento e a esta primeira reação emocional dura alguns segundos, mas é decisiva. É a partir desta primeira reação emocional, sobre a qual não temos nenhum controle, que tomamos as primeiras atitudes para nos guiar em relação ao outro. 

Este encontro de duas pessoas envolve dois universos emocionais, dois passados, valores, conceitos e preconceitos diversos. Se o outro estiver uniformizado, se usar gravata, se for pobre, se for bonito, se for o dono, se for velho, se for loiro, se uma porção de coisas..., fará diferença na no sentimento e na reação. Por exemplo: ninguém espera que um senhor bonito e engravatado apareça na mercearia para vender tubaína, mas pode esperar isto do vendedor de seguros ou de um comprador de vinhos caros. Se o imóvel custar dois milhões, espera-se que o comprador venha num carro de luxo. Se vier num Chevette, mudará completamente a emoção e a expectativa do vendedor. Vários outros exemplos podem mostrar que há muitas variáveis e que não podemos prever o que acontecerá num encontro de negócios até conhecermos o outro. 

Quem leu até aqui provavelmente não discordará do que eu já afirmei, mas todos, ou quase todos, acham que são capazes de comentar e palpitar com veemência sobre o que aconteceu com o negócio da esquina, com as importações da China e outros negócios da moda. São igualmente capazes de palpitar, de concordar ou discordar de especialistas e críticos da mídia que nunca tocaram negócio algum. Esquecem que até os pequenos negócios envolvem uma porção de outros e inusitadas reações. Entender de negócio é, fundamentalmente, entender de gente. Conhecer negócios é, essencialmente, saber que não somos capazes de entender o suficiente para prever coisa alguma e sendo assim precisamos: pesquisar, testar e tentar. O resultado? Nem Deus sabe!

Se alguém lhe disser que sabe, fuja dele!

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